domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa!

Hoje é um domingo de páscoa, data na qual a grande maioria das pessoas consomem um número enorme de chocolate devido aos tradicionais ovos dessa época.
Todos nós esperamos anciosos por esse dia para ir lógo atacar os ovos e se deliciar com o chocolate.


Os ovos de páscoa é uma tradição muito antiga, que tem raízes na cultura do cristianismo. Os ovos simbolizam o nascimento, e foi o símbolo escolhido para celebrar a ressureição de Jesus Cristo. Inicialmente os ovos eram pintados com cores alegres, e se usavam ovos de galinha ocos. O ovos também eram consumidos cozidos em épocas festivas e aos poucos foram ganhando novas formas, mais personalizados e com recheios saborosos, que aos poucos se transformarem em presentes. O chocolate só veio no séc XVII com ovos recheados de bombons feitos pelos culinários francêses, cerca de 200 anos após os Europeus descobrirem o sabor do chocolate que já era desenvolvido em algumas civilizações do “Novo Mundo”.

Atualmente nós encontramos nas prateleiras do mercado vários tipos de ovos de páscoa feitos de chocolates, e alguns nem possuem forma de ovo. Muitos ovos são vendidos em forma de coração e ainda penso que se essa moda pega, toda a tradição dos ovos pode ser perdida se nós nos esquecermos que o ovo simboliza a reissureição e nos adpatarmos a “ovos” com novos formatos.
Se você analizar a fundo, a páscoa se transformou em uma data totalmente comercial e a maioria das crianças pensam apenas no chocolate e nos brinquedos que contém neles, e não fazem a menor idéia de seu verdadeiro significado.

Eu não sou contra nem a favor da cultura cristã, porém eu vejo toda essa cultura sendo desviada aos poucos com o tempo e o pensamento capitalista impregnado na mente das crianças lógo cedo.
Em um artigo de uma revista, li uma entrevista com um especialista em Psicologia Evolutiva e de Educação, Juan Delval, afirmando que um dos primeiros contatos que a criança têm com o mundo do dinheiro é relacionado a loja. Entendem o dinheiro como algo de troca que serve para conseguir qualquer coisa que precisem, e também, acham que o vendedor apenas revende seus produtos pelo preço que comprou, e dessa forma não compreendem o lucro. Muitas das vezes acreditam que o vendedor vende por um preço menor do que o que comprou, para que assim possa vender mais.
Para as crianças os vendedores são vistos como amigos e isso dificulta o entendimento do mundo comercial.
Comentarei sobre isto mais tarde no blog, pois este post está voltado para a páscoa, e eu estaria desviando muito se começasse a falar sobre as crianças e o capitalismo.


O importante é que nós não devemos deixar que o mundo comercial tome conta de qualquer cultura, e sempre lembrar o verdadeiro significado da páscoa é celebrar a reissureição de Cristo.

Feliz Páscoa!