sábado, 21 de março de 2009

Escola? Pra quê?

Grande parte da população passa uma grande parte de suas vidas sentados em uma carteira diante do quadro negro (que pode ser verde ou azul, tanto faz!), fazendo as tarefas que são impostas pelos professores. Esses lugares são conhecidos como escolas, que, na teoria, são centros educacionais.

Essa idéia de centro educacional é muito antiga e no Brasil, ela ainda não se adequou às necessidades atuais que nós nos encontramos, sejam as escolas públicas ou particulares.
Afinal, qual é o motivo de uma pessoa estudar na escola? Alguns responderiam que é por que a mãe manda, mas a mãe manda isso por quê? outros dizem que é algo normal que todos nós fazemos e deveríamos fazer, deveríamos fazer isto porquê? outros dizem que é para poder arrumar um bom emprego e outros dizem que é para se passar em um vestibular. Essas duas ultimas abordagens, sobre o emprego e o vestibular é o ponto aonde eu queria chegar. A maioria das escolas sejam públicas ou particulares não nos prepara para nós nos profissionalizarmos adequadamente e o ensino no Brasil é algo que deve ser sériamente criticado principalmente pelos estudantes.
O que observamos nas escolas são alunos que não se interessam em aprender nada e ficam conversando e fazendo suas brincadeiras em sala de aula, então o professor não tem condições de aplicar uma aula descente, porém, este lógo se acomoda e escreve uma matéiria para todos copiarem. Dessa forma o professor é capaz de dar uma nota de caderno para o aluno e dizer que ele fez algo, lógo depois o professor tem que passar algum trabalho para aumentar a nota e depois manda uma provinha qualquer sobre a matéria. Os alunos copiam a matéria, fazem os trabalhos e fazem a prova, sem aprender absolutamente nada, pois a matéria copiada não é entendida, o trabalho é feito, porém foi usado famoso Ctrl+C e Ctrl+V e as provas são constituídas pelas mesmas questões que foram copiadas no caderno e corrigidas da lousa.
A média para passar de ano é 5, e sempre os professores dão pontinhos e trabalhinhos para ajudar na nota. No final das contas, temos uma equação de dois termos; (o aluno que finje que aprende) + (o professor que finje que ensina) = (“O preparado” para a vida profissional).

E aonde esses “Preparados” estão trabalhando? Eles estão trabalhando de forma escrava, pois recebem apenas o suficiente para pagar todas as suas dívidas e ainda ficarem devendo as vezes.
Trabalham incansávelmente e muitos tem apenas o domingo para descançar. O quê vão fazer no domingo? Cláro, assistir TV. E o que passa na TV de domingo, Futebol e programas idiotas que fazem as pessoas se desligarem do que está realmente acontecendo e cria uma ilusão de que tudo o que ocorre é normal, que o país é assim mesmo, uma merda e acabam adquirindo esse conformismo com a própia situação em que vive.


Tudo isso acontece com a maioria da população que não tomam tempo para os bons livros e acabam sendo escravas sem saber.

Todos nós passamos por este processo justamente para que os governantes corruptos junto com a elite, que dominam as grandes empresas e os meios de comunicação possam desfrutar de nosso dinheiro e do nosso trabalho. Outra equação (Corruptos + Elite) + (Tv + “O Preparado”) = (Desigualdade Social, fome, pobreza, ignorância ...) enfim, grande parte dos problemas em que o Brasil se encontra.

Os estudantes devem tomar consiciência do que acontece em suas vidas e começar a estudar maneiras de se livrar da alienação e da escravização do mundo moderno, pois qualquer presidente em que você votar não mudará as condições do ensino no país, ele apenas fará algumas frescurinhas nas escolas e deixar a população que é alienada alegre com isso.
É realmente difícil achar alguma solução definitiva para esse problema pois ele é muito amplo, e depende de vários setores. Porém, dá pra começar conscientizando todo mundo sobre isso, e a Internet está viva pra isso!
Mas qual é o motivo de uma pessoa estudar na escola? Sempre quando não faço algumas lições, algums professores desacreditam e já vão achando que estou ficando relaxado com a matéria assim como a grande maioria dos alunos. Fiz essa pergunta para uma professora que me perguntou seu iria copiar a matéria, e ela me deu uma resposta interessante! - A escola serve para que nós podemos ter maturidade para podermos nos transformar profissionais adequados de verdade. E na parte do ensino, a escola não tem condições de se responsabilizar pelo aluno no vestibular, quem quer cursar um curso de verdade e buscar conhecimento num centro intelectual de verdade para poder desenvolver algo bom para sociedade, deve recorrer aos livros e estudar muito!

Anime-se! Ainda podemos fazer a diferença e acreditar em um Brasil melhor.

domingo, 15 de março de 2009

A Farewell to Kings

“ Quando virarem as páginas da história Quando estes dias já tiverem passado há muito tempo As pessoas irão ler sobre nós com tristeza Pelas sementes que deixamos germinar ”

Nos poucos tempos que eu tenho pra relaxar no meu dia eu passo ouvindo músicas, e derrepente eu estava refletindo sobre a minha vida ouvindo Rush. No momento estava pensando como seriam os meus filhos, é claro que estou ainda longe de ter filhos, mas não faz mal nenhum imaginar um pouco a frente.

“A Farewell to Kings” do Rush é uma crítica social muito bem elaborada que nos faz refletir sobre que nós somos e como nós vivemos, o que nós deixaremos para as próximas gerações. Essas três críticas deveriam ser refletidas com frequência por todos nós. Muitas pessoas não se importam com as próximas gerações e não tomam consciência do caos que nós estamos fazendo com o meio ambiente e com todas as outras pessoas também.

“Cidades cheias de ódio Medo e mentiras Corações reacionários* E olhos cruelmente atormentados Demônios conspiradores Vestidos como monarcas Massacrando a multidão E zombando dos sábios”

*reacionário re.a.ci.o.ná.rio adj (reação+ário) 1 Pertencente ou relativo ao partido da reação ou ao seu sistema. 2 Que se opõe às idéias políticas de liberdade individual e coletiva; retrógrado. sm Sectário da reação política ou social; homem antiliberal.

Tudo isso me faz pensar o quanto a raça humana é hipócrita, todos nós possuímos defeitos que nos levam cada vez mais próximos da auto-destruição. Lógo, acredito que os nossos defeitos são os que não permitiriam a existência de um “paraíso”, pois, se formos para um lugar “perfeito” após as nossas mortes, o que faríamos desse lugar? A resposta é; Faríamos a mesma merda!

Nós temos tudo o que nós precisamos na terra, a Natureza é perfeita assim como deveria ser, mas o que acontece é que o infeliz e defeituoso ser humano usa a natureza como fosse propriedade dele, abusa, transforma e acaba com todo o encanto, e isso não seria diferente em qualquer lugar. Todas as pessoas se lamentam e olham apenas para a primeira direção que foi apontada ao invés de refletir sobre a vida. Creio eu que refletir é a chave para a felicidade e estado de paz.

Quando todos nós encontrarmos o estado de felicidade e paz, nos livrando o máximo possível de nóssos defeitos, poderíamos realmente viver melhor, poderíamos resolver as nossas diferenças, poderíamos deixar algo melhor para os nossos filhos e para as nossas futuras gerações. Uma pessoa nunca será feliz se não tocar o seu própio coração e aprender a viver de verdade, se não aprender a liberar os verdadeiros e puros sentimentos, se não aprender a reconhecer os própios defeitos e buscar concertá-los.

Pensando novamente nas próximas gerações, eu lembrei que na minha matéria de biologia do cursinho que falava sobre a vida, e foi apontado que o ser humano trabalha milhões de células a todo instante por toda a sua vida, para que justamente apenas o esperma e os óvulos tenham êxito. Isso me faz concluir que o ser humano vive principalmente para dar continuidade a espécie, e isso também no esclarece o “Desejo Sexual” postado anteriormente. Sendo assim, todos nós estamos vivos para as próximas gerações. Mas o que nós deveríamos desejar para o resultado do foco de nossas vidas?

Não podemos deixar os defeitos tomar conta de nossas vidas, pois isso nos proporcionará apenas tristeza e o desenvolvimento de outros defeitos relacionados que pode gerar dor e tristeza, que eu acredito ser o maior problema social de todos visando a fundo.

“Será que não podemos encontrar Os propósitos que nos ensinaram a ser fortes Será que não podemos aprender O que é certo ou errado?”

“Será que não podemos olhar para frente E recomeçar? Será que não podemos encontrar propósitos Que nos levem mais próximos ao coração?”

Quero deixar para as futuras gerações o conhecimento sobre todos os defeitos do ser humano, para que possam moldar uma nova realidade, mais próxima do coração!

Quando você for realmente feliz é porque você com certeza se conhece!” (Frase de alguém muito especial).