domingo, 10 de maio de 2009

RPG?! Ããh??



Muitas das vezes em uma dessas conversas em que a minha geração acaba falando sobre as atividades de nossas infâncias, tais como, assistir Castelo Rá-Tim-Bum, Có-có Ri-Có, Chaves, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon-Ball, jogar Super Trunfo, aliás, tenho algum deles até hoje, jogar Stop!, jogar War, jogar Mega Drive ou Super Nitendo, posteriormente substituídos pelo Play Station, lembro até dos Power Rangers, e dos bonecos que tinha de cada um deles, queria ser o Ranger Azul ^^! (enquanto todos queriam o ser o vermelho ¬¬!), jogava Xadrez também e RPG!

RPG?! ... emfim, sempre acabo tendo que explicar o que é RPG

Ora ... RPG é simples!, é .... é ... é ... . Na verdade, explicar o que é RPG não é uma tarefa tão fácil assim como parece, e quem joga sabe muito bém disso!


Neste artigo, tentarei explicar o que é RPG de uma forma bem simples.
Primeiramente, RPG é uma sigla que significa Role Playing Game, e que pode ser traduzido como “Jogo de representação de persongens”, como se fosse um teatro jogado entre amigos que desenvolvem histórias em um grupo aonde existe o narrador principal que é o “Mestre”. Neste jogo, nós finjimos ser algum personagem que criamos.

O Mestre tem o papel de criar as histórias e as situações pelas quais os outros jogadores devem seguir jogando de acordo com determinadas regras do jogo. Existem vários temas que podem ser narrados em épocas diferentes, como no passado, no presente ou no futuro. Como segue a seguir:

O mestre diz ao jogador:

- Ao sul, você escuta barulhos de tambores de guerra do exército do Império Inimigo, em um raio de 100 metros, indo em direção a sua cidade ...

Então é a vez do jogador e ele diz:

- Eu procuro chegar o mais rápido na cidade e alertar sobre o possível ataque!


E assim a história vai se desenvolvendo aos poucos, o mestre e os jogadores desenvolvem as histórias entre si.

Porém, existem várias regras a serem seguidas, imagine uma situação dessas entre dois jogadores que se enfrentam por exemplo:

- Agora, eu dou um mortal e paro em suas costas, e enfio a minha espada em você!

- Antes de você enfiar a sua espada, eu percebo que você fará isso e dou um mortal triplo por cima de você e te mato!

- Não, você não me mata porquê quando você faz tudo isso eu desvio!

- Mentira! Você não consegue desviar!

- Consigo sim!

- Não! ¬¬

- Sim! >.<

- Não! ¬¬


Seria uma bagunça enorme se o jogo fosse dessa forma. Por isso, o mestre serve para julgar todos os fatos, porém, o mestre também tem que seguir as regras do jogo.

Todos os jogadores possuem fichas, aonde ficam todos os seus dados escritos, como suas habilidades, pontos de vida, armamentos, idiomas, perícias, defeitos, profissão, idade, entre outros.


Essas fichas contém informações bem precisas que chegam a ter mais de 30 itens, que possibilitam saber vários movimentos que os jogadores podem ou não fazer de acordo também com a sorte, a maioria das ações, acontecem ou não, dependendo do que o jogador acertar em dados que podem possuir 4, 6, 8, 10, 12, 20 e até 100 lados.


Assim, os jogadores não fazem tudo o que querem, mas sim, fazem o que são capazes de fazer em baixo de vários critérios, e o Mestre, além de narrar, tem que ser o “juíz” da partida.

O mais interessante do RPG, é ele é muito amplo e ao mesmo tempo bem flexível, o própio jogador é quem faz o jogo.

Emfim, RPG é um jogo saudável que desenvolve muito bem a capacidade de racicínio e a criatividade.

É um jogo de imaginação, e nós podemos sentir um pouco de como é ser um herói, um vilão, detetive, pirata, ou até mesmo um monstro. Uma partida pode durar uma tarde, uma semana, um mês ou até anos para acabar.


Esse explicação é muito resumida, e só serve para as pessoas terem uma noção muito básica sobre essa cultura considerada de "Nerds", para explicar de uma forma adequada seria necessário páginas e páginas sobre o assunto.

"não é algo que possa ser explicado em poucas palavras, ou até mesmo nem explicado por palavras" (Felipe).

Uma partida de RPG é do tamanho da mente, e não tem limites.

4 comentários:

Angelove ¨¨I Love Rock'n'Roll¨¨ disse...

Uau O.o legal >_<
o Deh adorouu k
xxXxx

Biah disse...

Nussa hen ^^
Já vi como é um jogo de rpg de perto no comçeo até parece estranho mais ai depois fica moh legal ^^

Dorei \o/

Nunca pare de escrever Adriano!!!

R.K. disse...

Cara, simplesmente foda ^^

Unknown disse...

Eu não recomendaria essa explicação vinda de alguém que abandonou o rpg sem motivos aparentes.