sábado, 21 de março de 2009

Escola? Pra quê?

Grande parte da população passa uma grande parte de suas vidas sentados em uma carteira diante do quadro negro (que pode ser verde ou azul, tanto faz!), fazendo as tarefas que são impostas pelos professores. Esses lugares são conhecidos como escolas, que, na teoria, são centros educacionais.

Essa idéia de centro educacional é muito antiga e no Brasil, ela ainda não se adequou às necessidades atuais que nós nos encontramos, sejam as escolas públicas ou particulares.
Afinal, qual é o motivo de uma pessoa estudar na escola? Alguns responderiam que é por que a mãe manda, mas a mãe manda isso por quê? outros dizem que é algo normal que todos nós fazemos e deveríamos fazer, deveríamos fazer isto porquê? outros dizem que é para poder arrumar um bom emprego e outros dizem que é para se passar em um vestibular. Essas duas ultimas abordagens, sobre o emprego e o vestibular é o ponto aonde eu queria chegar. A maioria das escolas sejam públicas ou particulares não nos prepara para nós nos profissionalizarmos adequadamente e o ensino no Brasil é algo que deve ser sériamente criticado principalmente pelos estudantes.
O que observamos nas escolas são alunos que não se interessam em aprender nada e ficam conversando e fazendo suas brincadeiras em sala de aula, então o professor não tem condições de aplicar uma aula descente, porém, este lógo se acomoda e escreve uma matéiria para todos copiarem. Dessa forma o professor é capaz de dar uma nota de caderno para o aluno e dizer que ele fez algo, lógo depois o professor tem que passar algum trabalho para aumentar a nota e depois manda uma provinha qualquer sobre a matéria. Os alunos copiam a matéria, fazem os trabalhos e fazem a prova, sem aprender absolutamente nada, pois a matéria copiada não é entendida, o trabalho é feito, porém foi usado famoso Ctrl+C e Ctrl+V e as provas são constituídas pelas mesmas questões que foram copiadas no caderno e corrigidas da lousa.
A média para passar de ano é 5, e sempre os professores dão pontinhos e trabalhinhos para ajudar na nota. No final das contas, temos uma equação de dois termos; (o aluno que finje que aprende) + (o professor que finje que ensina) = (“O preparado” para a vida profissional).

E aonde esses “Preparados” estão trabalhando? Eles estão trabalhando de forma escrava, pois recebem apenas o suficiente para pagar todas as suas dívidas e ainda ficarem devendo as vezes.
Trabalham incansávelmente e muitos tem apenas o domingo para descançar. O quê vão fazer no domingo? Cláro, assistir TV. E o que passa na TV de domingo, Futebol e programas idiotas que fazem as pessoas se desligarem do que está realmente acontecendo e cria uma ilusão de que tudo o que ocorre é normal, que o país é assim mesmo, uma merda e acabam adquirindo esse conformismo com a própia situação em que vive.


Tudo isso acontece com a maioria da população que não tomam tempo para os bons livros e acabam sendo escravas sem saber.

Todos nós passamos por este processo justamente para que os governantes corruptos junto com a elite, que dominam as grandes empresas e os meios de comunicação possam desfrutar de nosso dinheiro e do nosso trabalho. Outra equação (Corruptos + Elite) + (Tv + “O Preparado”) = (Desigualdade Social, fome, pobreza, ignorância ...) enfim, grande parte dos problemas em que o Brasil se encontra.

Os estudantes devem tomar consiciência do que acontece em suas vidas e começar a estudar maneiras de se livrar da alienação e da escravização do mundo moderno, pois qualquer presidente em que você votar não mudará as condições do ensino no país, ele apenas fará algumas frescurinhas nas escolas e deixar a população que é alienada alegre com isso.
É realmente difícil achar alguma solução definitiva para esse problema pois ele é muito amplo, e depende de vários setores. Porém, dá pra começar conscientizando todo mundo sobre isso, e a Internet está viva pra isso!
Mas qual é o motivo de uma pessoa estudar na escola? Sempre quando não faço algumas lições, algums professores desacreditam e já vão achando que estou ficando relaxado com a matéria assim como a grande maioria dos alunos. Fiz essa pergunta para uma professora que me perguntou seu iria copiar a matéria, e ela me deu uma resposta interessante! - A escola serve para que nós podemos ter maturidade para podermos nos transformar profissionais adequados de verdade. E na parte do ensino, a escola não tem condições de se responsabilizar pelo aluno no vestibular, quem quer cursar um curso de verdade e buscar conhecimento num centro intelectual de verdade para poder desenvolver algo bom para sociedade, deve recorrer aos livros e estudar muito!

Anime-se! Ainda podemos fazer a diferença e acreditar em um Brasil melhor.

2 comentários:

Uvirgilio disse...

Eu não li o texto todo ( pois era grandinho), mas do que li concordo com algumas coisas e discordo com outras. Acho que a escola está perdendo mesmo o seu principal objetivo que é ensinar, as particulares enchem os seus alunos de conteúdo e ficam preocupados com o nome da escola. E as públicas não preciso nem falar. mas caho que tem professores comprometidos e também alunos nas duas partes envolvidas.

Unknown disse...

porra, o estudo apenas depende do professor e aluno, mas a maior parte eh do aluno! um bom aluno nao depende do professor para aprender algo, basta pesquisar em internet e bliblioteca, onde ambos tem acesso público!

as vezes eu olho pra escola, e vejo quantas pessoas nao fazem porra nenhuma em sala, quantos professores passam qualquer um, dao chances, e ETC... Nao é a toa que esse pais eh tao SUBdesenvolvido!
so de pensar que sao eles que farao parte do mundo e as suas evoluçoes!